portac

Sobre

Somos uma igreja local sem vínculo institucional com qualquer denominação; temos por base a fé reformada e a ortodoxia cristã histórica; cremos na contemporaneidade dos dons do Espírito; temos a consciência de que a igreja se organiza sob um governo presbiteriano à luz das Escrituras; relacionamo-nos fraternalmente em cooperação e edificação mútua com as demais congregações que professam a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossa história

      Neste ano de 2016, a Igreja Presbiteriana Família Cristã está completando 10 anos de organização. Nossa história começou em 08 de dezembro de 2006.
      O início da nossa congregação remonta a 1990, ano em que uma pequena comunidade de crentes, ao ouvir a Palavra da Cruz, no auditório do CILDE, pediu à antiga denominação de que o Pr. Douglas participava que enviasse um obreiro, com a missão de firmá-la no conhecimento e na prática de vida, com base no evangelho da cruz.
      Com a bênção de Deus, o grupo começou a crescer e, em 1993, comprou um prédio em Santo Amaro, onde evangelizou e edificou os fiéis, até o ano de 2006. Nesse ano, a liderança local decidiu desligar-se da antiga denominação, motivada por diferenças tanto teológicas quanto doutrinárias e administrativas. Lamentavelmente, o desligamento, ocorrido em 04 de dezembro de 2006, resultou na perda de todos os bens que haviam sido adquiridos pela congregação, em Recife.
      O dia 08 de dezembro de 2006 marcou a primeira reunião da nova igreja – a Igreja Família Cristã –, no auditório do SESC, em Santo Amaro, local de cultos dominicais até 01 de fevereiro de 2007. A partir dessa data, os membros alugaram um prédio na Avenida 13 de Maio, no mesmo bairro, e nesse local a igreja funcionou até setembro de 2013. Em seguida, mudou-se para a Rua Marquês do Pombal, onde permaneceu até setembro de 2016.
      Desde o início da nossa caminhada, não cessamos de buscar a orientação do Senhor sobre com organizar a igreja, tanto teologicamente quanto eclesiologicamente. Entendemos que fomos guiados pelo Espírito Santo a retornar à base de nosso ministério em Recife, centralizar a mensagem na Palavra da Cruz, no evangelho cristocêntrico, puro e simples. Também restabelecemos a Escola Bíblica Dominical, base de ensino histórico da igreja reformada. Nosso modelo eclesiástico – até então um modelo episcopal – foi alterado em 2007, quando, depois de analisar os modelos de organização de igrejas, reconhecemos que a organização presbiteral era a mais claramente mostrada nas Escrituras. Além disso, reconhecemos que a organização presbiteral representa um governo mais seguro e menos propenso a personalismos ditatoriais. Assim, em 29 de junho de 2009 foi realizada a primeira eleição do presbitério da igreja, com a eleição de cinco presbíteros.
      Nesse mesmo período, iniciamos uma reforma teológica, influenciada pela teologia reformada, com a exposição sistemática da Palavra, por meio de estudo do Novo Testamento, com a exposição de livros completos, durante os cultos e Escola Bíblica Dominical, Conferências Bíblicas e Conferências Missionárias, com preleção de irmãos convidados das igrejas de nossa cidade e de outras cidades do Brasil. Essas decisões resultaram na diminuição numérica da nossa congregação, que hoje é formada por uma média de 250 membros. Cremos que isso é fruto da pregação do evangelho destituído de humanismos e centrada em Cristo e no evangelho da cruz.
      Neste ano de 2016, o Senhor permitiu que comprássemos o prédio em que estamos instalados atualmente, o qual estamos inaugurando oficialmente nesta festa. Sabemos que Deus nos tem chamado para o serviço do Seu Reino, e reconhecemos que os desafios se avolumam. Mas, porque estamos alegres e gratos a Deus, cantamos com Adhemar de Campos. “Temos mil razões pra te louvar, Senhor!”
      E, assim como Samuel, declaramos: “Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR”. A ELE toda honra e glória! Amém!